sexta-feira, 14 de março de 2014

SENDO UM SEGUNDO VIOLINO PARA MANTER A HARMONIA


E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
(Atos dos Apóstolos 11:19-26)

Leonard Bernstein era um famoso maestro da Orquestra Filarmônica de Nova Iorque. Em certa circunstância alguém lhe fez uma pergunta intrigante:

Senhor Bernstein, dentre todos os instrumentos musicais, qual é o mais difícil de ser tocado?” Depois de pensar por alguns instantes, sabiamente ele respondeu o seguinte:

O instrumento mais difícil de ser tocado numa orquestra é o segundo violino. Temos muitos primeiros-violinos, mas é uma dificuldade encontrar alguém que queira tocar segundo-violino tão bem ou com o mesmo entusiasmo com que tocaria na posição do primeiro. O mesmo se dá com alguns outros instrumentos e, no entanto, se não houver o segundo instrumento, não haverá harmonia.” (extraído do livro da serie Heróis da Fé - Paulo um homem de coragem e graça)

A família de Deus está repleta de segundos violinos, homens e mulheres que, fiel e diligentemente servem de apoio para esses líderes. A Bíblia fala de alguns segundos violinistas notáveis. Moisés tinha um Segundo Violinista em sua vida: seu irmão Arão. Juntos eles tiraram os hebreus do Egito e os guiaram durante a difícil viagem até Canaã. Davi tinha Jônatas, um amigo mais chegado que um irmão. Ele tinha também os seus valentes, mais de 20 deles, que serviram o rei fielmente nos bastidores, as vezes agindo corajosamente, e outras heroicamente, enquanto namoravam com a morte, como afirmam os estudiosos.

Deus nunca pretendeu que ninguém digerisse seu próprio barco sem ajuda, pelas águas desconhecidas da vida ou do ministério. Todos precisamos de ajuda. Coisas estranhas e nocivas acontecem com aqueles que não ficam pertos dos outros.

Não há influencia mais destrutiva para a saúde física e mental do que o isolamento. O isolamento foi comprovado é o agente causador da depressão, paranóia, do crime, da esquizofrenia, do estupro, do suicídio e assim como outros diversos malefícios.

Você não precisa ser um especialista para compreender os perigos do isolamento. Barnabé mesmo sendo a pessoa que tinha todas as qualidades (era da região e falava a língua local), percebeu suas limitações para satisfazer as crescentes necessidades em Antioquia. Afinal de contas, ele era um segundo violinista fiel. Precisava de um virtuose! (Um virtuoso (do Latim virtus, que significa: virtude, habilidade, excelência) é um indivíduo que possui uma habilidade fora do comum quando utilizando um instrumento musical).

CONCLUSÃO

Os primeiros só podem fazer o melhor se os segundos sustentarem a nota; eu quero ser o segundo.” Esse desprendimento caracterizou a vida desse bravo cristão. Parece que todos querem ser os primeiros violinos. Poucos estão dispostos a sustentarem a nota para o outro. Entretanto a vida dos que se deram em favor dos outro como um segundo violino Firam na história. Senhor faz de mim um herói da fé. Quero caminhar contigo até o dia da coroação, da recompensa, do galardão.

(Alguns trechos extraído do livro da serie Heróis da Fé - Paulo um homem de coragem e graça, Editora Mundo Cristão)


Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes com o seu comentário

VOCÊ DESEJA CONHECER A DEUS?

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu ...